A Reprodução dos Protozoários
Protozoários
são seres unicelulares, eucariontes, que fazem parte do Reino Protista,
como já foi falado em postagens anteriores, e são encontrados nos
mais diversos tipos de ambientes. Existem espécies que são parasitas
e provocam doenças nos seres humanos. Eles podem se reproduzir de duas formas: sexuada
ou assexuadamente.
Reprodução Assexuada
Cissiparidade ou Divisão Binária : É a divisão metódica de uma célula, que gera duas outras com o mesmo genoma da célula-mãe (se não ocorrer mutações). Essas células-filhas crescem e após a replicação do DNA o processo pode ser reiniciado.Divisão Binária
Brotamento ou Gemulação : A divisão da célula-mãe gera duas células-filhas com tamanhos diferenciados. Em alguns casos é possível a formação simultânea de vários novos brotos (nome das células-filhas menores)
Brotamento
Esquizogonia
Sexuada
Singamia : Dois indivíduos se fundem como se eles fossem gametas e originam uma célula maior, denominada zigoto. O zigoto sofre meiose e origina quatro novos indivíduos com genomas diferentes. Quando restitui o número cromossômico original as células-filhas se reproduzem de forma assexuada. Depois da meiose também pode ocorrer mitoses sucessivas nas células-filhas, e se forma um grande número de células semelhantes ao que ocorre na esquizogonia. No entanto, como a célula-mãe se originou de reprodução sexuada, as suas células-filhas se chamam esporozoítos.
Singamia
Conjugação : É um mecanismo de recombinação genética que ocorre entre protozoários ciliados. Os dois organismos ( chamados de conjugantes) se unem temporariamente através de uma ponte citoplasmática, onde trocam seu genoma. Após o emparelhamento das células, os macronúcleos (que comandam as funções vegetativas da célula) se degeneram e cada micronúcleo (responsável pela reprodução) sofrem meiose, e originam quatro novos micronúcleos em cada conjugante. Três deles se degeneram e o quarto sofre mitose. Um dos micronúcleos haploides é trocado com o parceiro e os conjugantes separam-se. Depois de se separarem, em cada um dos indivíduos os micronúcleos (um próprio e o outro recebido do parceiro) se fundem e originam um micronúcleo diploide. Este novo micronúcleo sofre varias mitoses, com a formação de oito micronúcleos, onde quatro deles vão se transformar em um novo macronúcleo. Após isso, ambos os conjugantes vão se reproduzir assexuadamente e originar novos indivíduos, com material genético recombinado.
Conjugação
Referências
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-nos-protozoarios.htm
Livro: Ser protagonista Biologia 2 editora: sm
Nenhum comentário:
Postar um comentário