quarta-feira, 6 de abril de 2016

Características dos protozoários

O REINO PROTOCTISTA

Características Gerais dos Protoctistas

Os Protoctistas possuem características que não são comuns ao Reino inteiro, já que abriga espécies que não se encaixam nos Reinos Fungi, Plantae e Animalia.  As espécies são polifiléticas, ou seja, não se sabe ao certo o ancestral comum dos pertencentes a ele e, por isso, a grande heterogeneidade.

 Alguns organismos (microorganismos) são autótrofos, outros heterótrofos e, às vezes, são os dois, por exemplo. Mas tentaremos esclarecer algumas características desse reino.

A maioria deles não possui um núcleo definido, podem ser fotossintéticos ou quimiossintéticos e possuem organelas membranosas. As algas possuem parede celular, porém os protozoários não têm. Eles não possuem tecidos e podem ser unicelulares ou multicelulares (pluricelulares).

Existem basicamente dois tipos de espécies, as algas e os protozoários. As algas podem ser unicelulares ou pluricelulares e os protozoários patogênicos ou de vida livre.
 
                        Exemplo de Alga


    Exemplo de Protozoário: Paramecium aurelia

 
Uma característica geral importante é quanto à locomoção.  Os protoctistas podem não possuir estruturas para a locomoção. Estes são chamados Esporozoários. Eles podem possuir estruturas que não são permanentes, como os pseudópodes. Estes, por sua vez são chamados Amebóides.


          Esporozoários: Euglena viridis



                           Amebóides: Ameba

Algumas espécies, entretanto, possuem estruturas permanentes que lhes permite a locomoção. São os casos das estruturas flagelos e cílios. Esses organismos são chamados, respectivamente, de Flagelados e Ciliados.


                                                                                         Flagelado: Trypanosoma cruzi

                Ciliado: Paramecium caudatum




Uma última característica a ser citadas, é relacionada à nutrição. Como já dito antes, os protoctistas podem ser autótrofos (qumiossintetizantes) ou heterótrofos (fotossintetizantes). 

As algas unicelulares e pluricelulares e também os protozoários de vida livre, são autotróficos em geral. Os organismos heterótrofos são os protozoários patogênicos, que transmitem alguma doença e dependem de um hospedeiro.

        Alga unicelular: Noctilucas scintillans

                                                                                                Algas Pluricelulares


                Protozoário de Vida Livre: Euglena

    Protozoário Patogênico: Trypanosoma cruzi

Essas foram algumas características gerais do Reino Protoctista.


Referências Bibliográficas:  


            http://cursinhopreenem.com.br/biologia/classificacao-dos-protozoarios/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário