sábado, 4 de junho de 2016

Filo Cnidaria

O Reino animal

Os Cnidários

Características Gerais

 

A palavra cnidário provém do grego knidos que significa “urticante” ou “que queima”. São representados pelas hidras, medusas (ou águas-vivas), anêmonas-do-mar e pelos corais. Eles podem formar colônias, como os corais (sésseis) e as caravelas (flutuantes). 
Elas apresentam células especializadas que possuem nematocisto, onde fica armazenada a substância tóxica. São encontradas na epiderme desses animais que quando estimuladas, os nematocistos expõem o filamento liberando a toxina podendo queimar, paralisar e até matar alguns animais, auxiliando na defesa do animal contra agressões externa e na captura de presas.
 São diblásticos, pois derivam apenas dois folhetos embrionários, a ectoderme (camada exterior) e a gastroderme (camada interior). Entre eles, temos a mesogleia que uma camada de material amorfo. Apresentam cavidade gastrovascular, onde os alimentos que entraram pela a boca são digeridos e distribuídos.
São os primeiros a apresentarem células nervosas, os neurônios que estão espalhados por todo o seu corpo. Seu sistema nervoso é difuso. São acelomados pois não apresentam a cavidade interna revestida por mesoderme.

Os cnidários não possuem sistema circulatório. As trocas gasosas e eliminação de excretas são feitas por difusão entre o animal e a água.
Em sua maioria eles são carnívoros. Seus tentáculos auxiliam na captura e imobilização das presas. Pode-se dizer que essa fase é extracelular, já que as células da gastroderme secretam as enzimas atuando no alimento ingerido, que são absorvidos pelas células por fagocitose. A seguir a digestão é intracelular já que ocorre no interior da célula. Os resíduos que não foram digeridos são expelidos pela boca.



Medusas

 
 



Pólipo




Curiosidades


Animais como o peixe-palhaço dependem de anêmonas-do-mar como moradia que lhe protegem contra predadores graças aos seus tentáculos que atuam como sistema de defesa. Isso pode ser visto com clareza no filme Procurando Nemo da Disney em que os peixes Nemo e Marlin vivem em uma anêmona-do-mar.



Referências Bibliográficas


www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/cnidario.php

Livro: Ser Protagonista Biologia – Volume 2, obra coletiva produzida por Edições SM




Nenhum comentário:

Postar um comentário