domingo, 5 de junho de 2016

Filo Cnidária


Os Cnidários

Onde vivem
          Os cnidários são animais que vivem exclusivamente na água. A maioria das espécies é marinha, que habitam as costas, os fundos e as água abertas dos oceanos. Em certas regiões do planeta, em áreas oceânicas próximas a costa, existem ambientes ricos em biodiversidade, denominados recifes corais, que constituem o refúgio de inúmeras espécies. Nos recifes estão localizados, além dos próprios corais, as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, que juntas são as representantes mais conhecidas do filo dos cnidários. Há também diversas espécies que vivem em lagos e riachos de água doce e limpa, como as hidras.
        Certos cnidários são sésseis e vivem grudados a rochas e a outros objetos submersos, como é o caso das anêmonas-do-mar, que vivem fixadas a costões rochosos. Outros cnidários são livre-natantes, ou seja, conseguem nadar, o que fazem impulsionados por jatos de água lançados pelas contrações do corpo, como as águas-vivas, que aparecem nas praias em certas épocas do ano.
          Existem cnidários que vivem em colônia (vários indivíduos de uma mesma espécie unidos entre si), chamado de caravela. Em cada caravela os vários indivíduos realizam funções diferentes. Alguns são responsáveis pela flutuação, outros pela captura de alimentos, outros, ainda, encarregam-se da defesa e há aqueles que têm função reprodutora.
Ecologia
          Os cnidários têm enorme importância ecológica, pois possuem os corais, que são responsáveis pela biodiversidade nos mares e oceanos e tem uma relação interessante com os organismos fotossintetizantes, como as algas unicelulares, que podem se alojar na sua parede corporal e serem responsáveis por parte importante de sua nutrição, que ocorre pela absorção de produtos derivados da fotossíntese das algas. Também possuem as anêmonas do mar, que servem como moradia e proteção para diversos animais, como por exemplo os caranguejos ermitões, que as carregam sobre as conchas que habitam e também muitas espécies de peixe palhaço, que vivem entre os tentáculos das anêmonas.
            Os recifes de corais proporcionam ambiente ideal para o desenvolvimento de fauna e flora muito características. No entanto, alteração ambientais, como a elevação da temperatura da agua ou a presença de poluentes, podem eliminar os organismos fotossintetizantes, gerando o fenômeno conhecido como branqueamento de corais, que pode provocar a morte dos pólipos e levar a desintegração dos recifes.
Referências:
http://www.geocities.ws/pri_biologiaonline/cnidaria.html
http://brainly.com.br/tarefa/880320
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cnid%C3%A1rios
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/cnidarios
Livro Biologia 2, Ser protagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário