sexta-feira, 20 de maio de 2016

Reino Fungi

O Reino Fungi

Características Gerais



Os organismos denominados Fungos são seres eucarióticos, ou seja, apresentam um núcleo definido. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares. Os unicelulares são popularmente conhecidos como leveduras e são utilizados para produção de cerveja e pão, como o Saccharomyces cerevisia. Já os multicelulares temos como exemplos o Champignon (Agaricus campestres) e as trufas.
Os fungos filamentosos (pluricelulares) são formados por estruturas especiais denominadas hifas. As hifas são as unidades morfológicas e fisiológicas dos fungos, ou seja, são “células especiais”. Estas formam uma espécie de falso tecido que é chamado de micélio, que por não possuir colágeno faz com que as hifas não estejam grudadas umas nas outras como no tecido humano.
Os fungos são heterótrofos e sua nutrição é 100% feita através da decomposição de matéria orgânica pronta. Essa nutrição é feita por absorção, ou seja, enzimas presentes nos fungos digerem o alimento fora do corpo, caracterizando uma digestão extracorpórea.
Quanto ao modo de vida, esses organismos  podem ser decompositores (os chamados saprófagos), parasitas (que vivem dependendo de outros seres vivos, às vezes causando a sua morte), mutualísticos (vivem associados a outros seres vivos, estabelecendo benefícios) e predadores (que penetram o corpo de sua presa para absorver os seus nutrientes).

                                                          Bolores
  

Importância dos Fungos 

Na natureza, os fungos estabelecem interações ecológicas de mutualismo com raízes de plantas e algas. Os liquens são relações com as algas ou também com cianobactérias. No caso das associações com as algas a principal vantagem é o compartilhamento de matéria orgânica para a nutrição, principalmente sais minerais e humidade proporcionados pelos fungos em relação às algas. Já as cianobactérias, como são fixadores de nitrogênio, também oferece esse elemento ao fungo para formar os ácidos nucléicos e proteínas. As micorrizas, associações com as raízes das plantas, também oferecem uma fonte de nutrientes para a planta, como sais de nitrogênio e fósforo. Estes são utilizados como uma espécie de fertilizante natural que auxilia no rendimento agrícola.

Para o ser humano, os fungos não trazem apenas doenças, como micoses e candidíase. Uma das aplicações mais interessantes é no âmbito da gastronomia, como por exemplo o Champignon e o Shitake. Além disso, eles são utilizados na produção de queijos, como os Penicillium roqueforti e Penicillium camembertii. Também são utilizados fungos na produção de bebidas alcoólicas como cerveja e uísque, utilizando-se do fungo Saccharomyces cerevisae Saccharomyces ellipsoideus de pão, bolos e roscas como fermento também utilizando o Saccharomyces cerevisae. Além disso, eles são importantes na indústria farmacêutica na produção de medicamentos como antibióticos, penicilina, vitaminas como a riboflavina entre outros.
 
 
Champignion

Referências Bibliográficas

 

Livro: Ser Protagonista Biologia – Volume 2, obra coletiva produzida por Edições SM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário